Terapias
Deixe seu Recado
Psicoterapia

Psicoterapia
A abordagem de psicoterapia mais indicada no tratamento para autismo é o ABA — Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada. Essa metodologia reforça comportamentos positivos nas crianças com autismo.
O tratamento consiste em um ensino de habilidades necessárias para que a criança com TEA conquiste sua independência e melhore sua qualidade de vida. O objetivo da psicoterapia é estimular a interação social, a comunicação, incentivar o aprendizado da leitura, escrita e matemática, reforçar o aprendizado de tarefas cotidianas e reduzir comportamentos agressivos e estereotipias.
A terapia ABA tem como maior benefício a diminuição da frustração nas crianças com TEA, a medida que aprendem habilidades que a motivam a aprender.
Fonoaudiologia
As crianças com autismo, geralmente, têm dificuldades na comunicação, ainda que o grau varie de caso a caso. Nesse sentido, a fonoaudiologia ajuda a desenvolver a linguagem, avaliando os recursos que cada criança tem e os que ainda precisam ser desenvolvidos.
O tratamento é direcionado a partir das necessidades individuais de cada criança e a avaliação irá definir um trabalho específico para cada caso. O envolvimento da família é essencial para aumentar as chances dos resultados do tratamento.


Terapia Ocupacional
O objetivo da terapia ocupacional para crianças com autismo é desenvolver habilidades relacionadas às atividades diárias, ao aprendizado e ao brincar. As intervenções do profissional também visa melhorar a qualidade de vida da criança com TEA e estimular a sua independência.
O tratamento promove a construção de habilidades de higiene e cuidado pessoal, leitura e escrita, apoia o desenvolvimento da coordenação motora e a consciência corporal. A terapia usa a abordagem da integração sensorial — integração dos sentidos — para reduzir os sintomas do TEA.
Os benefícios da terapia ocupacional no autismo são muitos, tais como: a melhora da interação social, concentração, expressão dos sentimentos de forma adequada, capacidade de autocuidado e aprendizagem
Psicopedagogia
O objetivo do psicopedagia é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. A psicopedagogia trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.


Musicoterapia
A musicoterapia usa a música e seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. A terapia emprega instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar pacientes com distúrbios da fala e da audição ou atraso no desenvolvimento causado pelo autismo, além de atuar na reabilitação motora.
Avaliação Neuropsicológica
A Avaliação Neuropsicológica é composta por testes aplicados ao paciente para avaliar aspectos cognitivos, como, atenção, memória, nível de inteligência além alguns aspectos emocionais como depressão e ansiedade.
O teste é realizado em algumas sessões independentes e, após o termino, a neuropsicóloga elabora um laudo por escrito contendo todas as informações sobre os testes aplicados e seus resultados.


Psicomotricidade
É uma área interdisciplinar que estuda a conexão entre corpo e mente, reconhecendo que ambos estão profundamente ligados ao desenvolvimento humano. Essa disciplina busca entender como o movimento corporal está relacionado às emoções, ao aprendizado e à socialização.
Fisioterapia
É uma prática terapêutica fundamental para ajudar as crianças autistas a desenvolverem habilidades motoras, melhorar a coordenação e promover um desenvolvimento físico equilibrado através de exercícios e atividades específicas, melhorando a coordenação motora grossa e fina.


Nutrição
A terapia nutricional busca ajudar crianças TEA a se aproximarem da comida de uma maneira positiva, ajudando a desenvolver hábitos alimentares e aceitar diferentes sabores. O objetivo principal é ajudar a criança a se tornar mais independente na hora de comer, aumentar a variedade de alimentos que ela aceita, mesmo com a seletividade alimentar.
Odontologia
A saúde bucal em paciente autista deve ser direcionada para a inclusão e dessensibilização, com um atendimento odontológico individualizado, pois, o paciente autista, precisa de total apoio familiar, principalmente em suas disfunções de ordem comportamental e social durante o tratamento.
Por meio da OdontoTerapia Prime, realizamos diversos procedimentos odontológicos tanto em crianças quanto em adultos.
Saiba mais em: www.odontoterapiaprime.com.br
